Denys Arcand completa trilogia

Imagine uma cidade com trânsito mais emaranhado do que em São Paulo. Imagine um dia em que a palavra “negro” será considerada uma “não-palavra”, onde seremos proibidos por lei de pronunciá-la. Imagine que somos vetados de fumar à distância de 1 Km de qualquer prédio público!

Imaginou? Este é o mundo em que vive Jean-Marc (Mark Labrèche) numa Quebéc muito próxima ao fim dos tempos. Ela compõe o cenário de A Era da Inocência que encerra a trilogia do diretor canadense Denys Arcand; os outros foram O Declínio do Império Americano (1986) e As Invasões Bárbaras (2003).

Com esse panorama, imagine o mesmo Jean-Marc casado com uma esposa que não o ouve (e nem o vê), duas filhas adolescentes para as quais ele tem tanta importância quanto um pé de couve e um trabalho num órgão público no qual ele passa o dia todo vigiado por uma superior implicante e ouvindo problemas dos mais terríveis possíveis dos munícipes que precisam de ajuda do Estado.

Quem nunca se viu em situações tão inóspitas quanto inevitáveis em que a única saída era deixar-se levar pela sua imaginação? É isso que Jean-Marc acostumou-se a fazer. Em suas fantasias ele pode ser e fazer o que quiser. 

Com interpretação irrepreensível de Mark Labrèche e, de quebra, a participação do ícone-underground Rufus Wainwright, Arcand constrói uma crítica ácida ao consumo, às falsas aparências e à morte; nos divertindo durante o filme e incomodando depois dele.

arcand2.jpg

 Cotação (de 0 a 5): 5,0 – Manjar dos Deuses

Anúncios

3 Respostas to “Denys Arcand completa trilogia”

  1. o que seria uma quebéc do fim dos tempos. hmm, interessante!

  2. Mas o Rufus tá no filme ou na trilha? De qualquer forma, TENHO que ver.

    E este universo todo absurdo me fez folhear de novo o “Sayonara Gangster´s”. Dentre outros, tem o Henrique IV, um gato que toma leite com vodca e quer ler as obras completas de Thomas Mann…

  3. Ah Daniel, não posso quebrar o encanto, mas o Rufus aparece sim!.
    Eita, louco esse Sayonara Gangste’s hein!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: