Sugestão da casa: Novidades à escandinava

Depois de Ida Maria passar pelo Digestão há 10 dias, a Escandinávia volta ao blog.

A Suécia já reinou muito nas paradas com bandas como ABBA, Roxette e Ace of Base. Todas devidamente embalsamadas e postas à exposição pública em rádios como a Alpha-música-de-elevador-FM, horários da madrugada de rádios cafonas ou sessões tripudiando-o-ouvinte-enquanto-toco-velharias-dance como da 97 FM.

Em 2007, os suecos já voltaram aos playlists indie com o ótimo Peter, Bjorn and John e agora há mais novidades.

Já no terceiro álbum, os muleques do The Tough Alliance misturam estilos e às vezes lembram coisas bacanas como Junior Boys em First Class Riot.

Lykke Li, no entanto, acaba de lançar na Europa e EUA seu primeiro álbum, Youth Novels. Aos 22 anos, a loirinha sueca tem Bjorn Yttling, dos já mencionados Peter, Bjorn and John entre os produtores do seu cd de estréia. Às vezes soa um pouco electro, em outras aparece com uma balada sofisticada, mas é deliciosamente pop, como manda a tradição sueca.

Aqui, Little Bit, já famosa em sua terra natal em 2007 e agora repercutindo no resto do mundo:

E se a Dinamarca não tem bandas famosas, seu ingresso no mundo musical fica por conta do segundo maior festival de música pop europeu – Festival de Roskilde, que chega a reunir mais de 100 mil pessoas e neste ano acontece de 03 a 06 de julho e contará com figurões como Radiohead, Neil Young e Chemical Brothers ao lado de Kings of Leon, M.I.A e Yeasayer, entre outros.

É de lá que vem The Fashion, que remete a The Rapture, mas também a Beastie Boys. Formada em 2003, a minha favorita deles é Like Knives, mas aqui coloco um vídeo mais elaborado e que está fazendo a fama da banda na MTV americana, Solo Impala:

E não dá pra falar de bandas dinarmaquesas sem citar a melhor delas: Raveonettes.

Lust Lust Lust, o seu quarto álbum, lançado no mês passado, é quase unânine em críticas excelentes em todas as revistas e sites de música. Com guitarras distorcidas e muitos ruídos, as letras de Sune Rose Wagner casam muito bem com a voz da loira Sharin Foo.

Este não é o vídeo oficial (afinal, essa canção não foi lançada como single – pelo menos até agora), mas Aly, Walk With Me é bonita demais para ser ignorada:

Anúncios

2 Respostas to “Sugestão da casa: Novidades à escandinava”

  1. é, você ditando tendências! super vanguarda. heh. adorei.

  2. Ah que bom que curtiu!

    A gente faz o que pode!
    rsrs

    Abração, rapaz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: