Sugestão do dia: Prato italiano com sotaque francês

Começou ontem o Festival Sesc dos Melhores Filmes de 2007.
Produções badaladas e oscarizadas como Piaf – Um Hino ao Amor, A Vida dos Outros, Em Busca da Vida e Cartas de Iwo Jima podem ser vistas de novo até o dia 24.

Também estão presentes nessa lista, três dos cinco melhores filmes do ano, na minha modestíssima opinião: Tropa de Elite, Notas Sobre um Escândalo e Novo Mundo, de Emanuele Crialese.

O diretor italiano já havia encantado os cinéfilos com Respiro (2002) sobre uma mulher, numa vila de pescadores italiana, que perde o “senso”. Seu comportamento deixa de se adequar a um ambiente monótono e provinciano ao qual está condenada.

Assim como no outro filme, em Novo Mundo, Crialese conta uma história que segue uma trajetória linear, mas com devaneios (alucinações?) que trazem um espírito surrealista à história. Em ambos os filmes a seqüência final é de tirar o fôlego!

A trama, ambientada no início do século passado, gira em torno de uma família que decide trocar a Itália pela América – terra dos sonhos e oportunidades.

Encabeçando o elenco, Charlotte Gainsbourg. Tão linda quanto frágil, ela interpreta uma misteriosa mulher que se agrega à família, despertando sentimentos dos mais diversos durante a viagem. Charlotte também está em cartaz com Não Estou Lá e toca até hoje nos playlists bacanas da cidade com seu 5:55, álbum todo composto e interpretado por ela, lançado no final de 2006, e com a participação dos franceses do Air.

Para quem está de bobeira, Novo Mundo passa nesta quarta, no Cinesesc, às 16h30. Com Charlotte, com as paisagens italianas e uma das direções mais brilhantes do ano.

Deixe um comentário