Do Outro Lado: Sem medo da morte

“Meu maior desejo seria o de que o filme fosse visto por um espectador que passou recentemente pela dor da morte de uma pessoa próxima e que se sentisse consolado.” Esta é uma das frases ditas pelo diretor alemão, de ascendência turca, Fatih Akin, quando do lançamento do seu filme Do Outro Lado, no Festival de Cannes em 2007.

Na segunda parte de sua trilogia chamada de “Amor, Morte, Diabo”, Akin não economizou no luto. O filme, dividido em três blocos bem definidos, mas que se entrelaçam antes mesmo de você se dar conta, não poupa ninguém da dor e faz da perda um recomeço.

Com muito de sua própria história, Do Outro Lado cruza as vidas de seis personagens: Nejat é um professor de origem turca que leciona numa universidade alemã, cujo pai, Ali, um aposentado bastante boêmio e que teme a velhice, resolve pedir a prostituta Yeter em casamento. Yeter, sofre por não ver a filha Ayten há muito tempo. O professor partirá então para Istambul à procura de Ayten que, hoje, é uma ativista política. Perseguida pela polícia, a moça chega à Alemanha e encontra ajuda em Lotte, mesmo contra a vontade de sua mãe, Susanne.

Não se trata de nenhum spoiler adiantar que duas das seis personagens irão morrer. E o reagrupamento dos que ficam é o que faz o filme ser tão especial. Não espere nada sombrio. Como disse Hanna Schygulla, intérprete de Susanne, “Akin se diferencia de outros jovens diretores por ter coragem de falar da morte como algo que faz parte da vida.”

Com a primeira parte da trilogia, Contra a Parede (2004), Akin levou o Urso de Ouro em Berlim, no que foi, para este blogueiro, o filme do ano em 2005. Agora, com a segunda parte, premiada com o melhor roteiro em Cannes 2007, o cineasta não faz por menos: no vai-e-vem dos personagens entre Turquia e Alemanha, ele faz mais um filme irretocável, relevante e inesquecível. Aonde eu passo para fazer a carteirinha mesmo?

Cotação (de 0 a 5): 5,0 – Manjar dos Deuses

Anúncios

3 Respostas to “Do Outro Lado: Sem medo da morte”

  1. Nossa… preciso ver isto!!

  2. quero ver!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: