O Escafandro e a Borboleta: Sofisticada poesia visual

Em cartaz nos cinemas, O Escafandro e a Borboleta, não é um filme fácil de digerir, se me permitem o trocadilho. O longa, do diretor americano Julian Schnabel (de “Basquiat” e “Antes do Anoitecer”), não teme a narrativa lenta ou a fotografia que alterna diversas imagens desfocadas. Pelo contrário, elas são co-responsáveis pelo desenvolvimento e qualidade do filme.

De início bastante claustrofóbico, conhecemos a história através do olho de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric), um editor da revista Elle. Neste caso, não é mera figura de linguagem. Vítima de um acidente vascular cerebral aos 42 anos, ele acorda num hospital do litoral francês com esta assustadora notícia: seu olho esquerdo é a única parte do corpo em que restou movimento.

Ao longo da narrativa, o desespero natural de Jean-Do vai sendo amenizado pela dedicação da fisioterapeuta Henriette (Marie-Josée Croze, premiada em Cannes por As Invasões Bárbaras) e da ex-mulher Céline (Emmanuelle Seigner, ainda mais bela do que em Place Vendôme). É através de um método que Henriette o apresenta que fará com que o editor se comunique com o resto do mundo. Com piscadas para cada letra do alfabeto, ele escreve um livro, no qual foi baseado o filme.

Ao requinte estético da fotografia, que praticamente reinventa a forma de contar visualmente uma história, soma-se o roteiro bem cuidado e belas atuações – Max Von Sydow, como o pai, só precisa de duas cenas para nos lembrar de sua magnitude. Se Jean-Do está encarcerado em seu próprio corpo, sua memória e sua imaginação estão livres e é através delas que o personagem irá celebrar a vida.

Cotação (0 a 5): 4,5 – Iguaria fina

Anúncios

Uma resposta to “O Escafandro e a Borboleta: Sofisticada poesia visual”

  1. eu amo a cena em que a camera filma os cabelos dela voando
    lindooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: