O Público: Difícil espetáculo com a abordagem mais gay do ano

O Grupo XPTO é bastante conhecido no país. Seus espetáculos são famosos sobretudo pela manipulação de bonecos. Mas não são os bonecos os protagonistas de O Público, peça que o diretor Osvaldo Gabrieli desejava montar há vinte anos, quase a idade do grupo, o qual nasceu em 1984.

O espetáculo de Federico Garcia Lorca ganhou sua primeira montagem brasileira. O argentino Gabrieli responde, além da direção, pela cenografia, direção de arte e é co-responsável pela tradução do dificílimo texto de Lorca.

A história trata de uma montagem da famosa peça de Shakespeare, Romeu e Julieta. Desafiador, o diretor substitui a atriz que interpreta Julieta por um jovem de 15 anos. O público descobre, arma um verdadeiro levante no teatro e assassina os atores.

O espetáculo é longo, o texto hérmetico e, por vezes, quase incompreensível. A encenação lembra os espetáculos do Teatro Oficina, com quem Gabrieli trabalhou na recente montagem de Os Sertões. Visceral, este argentino conduz toda a história, interpretando, no início, o diretor do espetáculo, passando pela enigmática e triste Figura de Guizos até o desbunde de sua Guilhermina. Os cenários (são dois palcos, o público é conduzido depois de um certo tempo para um local maior, à uma dezena de degraus abaixo) são funcionais e inteligentes.

Com um elenco inteiramente masculino, mas não por isso, a abordagem e concepção do espetáculo é bastante homoerótica. Com figurinos sensuais, por vezes fetichistas, não poupando o nu de quase todo o elenco, O Público, é sexy, mas se se pretendesse um diálogo maior com seu objeto-título sairia-se muito melhor. Citando uma fala do personagem-diretor, sempre resta-nos o plástico, a purpurina. E ela é tão eficiente neste caso que não há necessidade de assassinarmos o elenco ao final.

Cotação (0 a 5): 3,0 – Arroz com feijão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: